No passado dia 18 de Maio realizou-se a Noite UP'S e, como tem sido hábito nos últimos anos, participamos mais uma vez nesta Directa com Deus, em Braga. O tema deste ano foi Perdidos e Achados e o que nos foi proposto ao longo da caminhada foi um encontro verdadeiro com Deus.
Depois de uma animada recepção à chuva (que não nos fez desistir) partimos em peregrinação em direcção ao Bom Jesus para um momento muito aguardado e sempre muito especial para nós: a Eucaristia com o nosso Arcebispo D. Jorge Urtiga onde deixamos no altar o que queriamos confiar a Deus. Também aí nos foi entregue uma pedra para carregarmos no resto do percurso onde, durante a homilia, escrevemos o que nos inquieta e nos deixa inseguros nas nossas vidas. De seguida subimos até ao Santuário do Sameiro para um desafio e para um momento de reflexão através da encenação de situações do nosso dia-a-dia. O verdadeiro desafio foi sermos separados do nosso grupo no meio de centenas de outras pessoas e termos de trabalhar em equipa para descobrir o enigma: onde se encontrava Jesus. Enquanto que descíamos o Sameiro tivemos o momento Oásis. No meio da escuridão profunda via-se um rio cheio de pequenas luzes e na outra margem duas balarinas e um violinista a dinamizarem a Suite n.º1 de Bach - foi aí que deixamos as nossas pedras, os pesos da nossa vida e prosseguimos o caminho. A manhã começou com a dança da vida e terminou na Sé de Braga onde pudemos reflectir sobre o que se tinha passado e o que tinha mudado em nós durante a noite.
Como sempre, esta noite foi um marco nas nossas vidas. Apesar do cansaço que provoca é sempre uma importante renovação da nossa fé e uma forma diferente e genuína de vivermos a nossa Igreja.